Como saber se um tênis é original ou “réplica” – dicas gerais

-

Hoje em dia a pirataria está generalizada e os produtos falsificados – ou, utilizando um eufemismo, as réplicas – estão por todos os lugares, e se você não se atentar na hora de fazer sua compra, não será difícil de você ser passado para trás. E se você é daqueles que pensam que se pode reconhecer um tênis falso a quilômetros de distância está enganado! A chamada “primeira linha” tem modelos que são muitíssimo semelhantes aos originais, então é necessária atenção na hora da compra. 

As marcas mais famosas como Vans, Nike, Adidas e New Balance, por exemplo, são umas das favoritas dos falsificadores. Então como saber se um tênis é original ou réplica?

 Se você estiver em uma loja física fica mais fácil de você já verificar se o tênis que você está tentando comprar é um original ou uma réplica. Mas e se você fizer sua compra online, a que deve ficar atento? Separamos aqui algumas dicas para o ajudar a evitar cair em um golpe e fugir de uma baita dor de cabeça com um produto falso e de qualidade duvidosa.

Chegou a hora de comprar um tênis novo

Bom, chegou aquele momento em que você está precisando comprar um tênis novo para praticar atividades físicas, andar de skate ou só para dar aquela renovada no guarda-roupas mesmo, mas aí bateu a dúvida: como vou saber se o tênis que estou comprando é um original ou é uma réplica?

As falsificações que encontramos hoje são muito fiéis aos tênis originais – tudo bem, têm aquelas que são bem feias e já sabemos de cara que não são verdadeiras – mas não é tão difícil assim de cair em um golpe desses, ainda mais na internet.

Para evitar que você se dê mal nesse momento, separamos aqui algumas dicas que você deve ter em mente na hora de comprar um tênis original e fugir das réplicas.

Verifique a caixa do produto

Se você está em uma loja física e o atendente vem trazer a você o seu tênis, a primeira coisa que você consegue notar é a caixa em que ele está. Geralmente as réplicas negligenciam esse aspecto na hora da falsificação, tanto que diversos desses tênis não contam nem com essa embalagem.

As caixas de papelão dos tênis de marca originais costumam ser bastante resistentes, feitas de um bom material, e nela constam todas as informações do modelo. O tênis que você quer vem num saco plástico? Pois isso já indica que se trata de uma réplica, e não um modelo original. E já que estamos falando do material em que o tênis vem acondicionado, vamos direto para o próximo tópico para você ficar de olho, que é justamente os materiais que compõem o seu tênis.

 Cheque a qualidade dos materiais e o conforto do tênis

Agora que você já está com o tênis em mãos, a primeira coisa que você deve fazer é dar aquela examinada rápida com os olhos e com bastante atenção ao toque dos materiais para saber se você está diante de um original ou uma réplica.

No geral, os falsificadores focam mais em fazer uma réplica com características visuais o mais semelhante possível dos originais, porém com materiais de qualidade inferior, o que acaba ficando evidente quando você faz uma análise do produto em mãos. Atente-se se os materiais usados parecem ser bons e robustos – um indício de que o modelo é original.

O próximo passo é calçar os tênis para ver como é o conforto deles nos pés. Como os materiais usados nas réplicas é de pior qualidade que os dos originais, o conforto que você vai experimentar utilizando um tênis falso é, consequentemente, bem menor. A maior parte das réplicas realmente é bem dura e desconfortável. A qualidade do couro – na maioria das vezes sintético – acaba tendo um aspecto de mais plastificado que o verdadeiro, e os cadarços também têm uma aparência bem barata.  

Fique de olho na logo e na etiqueta

Repare se a logo da marca está na posição que deveria, se não está em um lugar diferente do comum, se o nome da marca está escrito corretamente – sim, isso pode acontecer – e se na etiqueta estão constando todas as informações necessárias. Dica: se você já tem algum tênis dessa marca, repare se está tudo como deveria estar. Uma busca rápida no site oficial da marca para verificar essas informações também vai te poupar uma boa dor de cabeça evitando que você compre uma réplica.

Preço, loja e procedência

Você encontrou aquela loja que está vendendo o tênis do momento pela metade do preço? Então atenção. Faça uma busca rápida e verifique qual é o valor médio que o modelo que você está querendo comprar está custando. Se o preço estiver bem abaixo disso é possível que a loja esteja vendendo uma réplica, e não um produto original.

Por falar nisso, fique de olho também em qual é a loja que você está comprando. Se não for a loja oficial da marca em questão, pesquise sobre a procedência dessa loja, veja o que os outros clientes estão falando sobre ela e veja também as avaliações de quem já comprou esse mesmo produto que você está querendo. As notas do vendedor são baixas ou sua qualificação é negativa? Caia fora, a chance de um golpe é bem grande.

Quando estiver pesquisando sobre as avaliações de clientes sobre o modelo do tênis que você está querendo, sempre olhe as avaliações mais negativas. Ali é possível saber se o cliente verificou alguma inconsistência no produto adquirido (e qual foi ela) e também sobre a experiência de compra que ele teve com o vendedor. Cabe a você filtrar o que é apenas criticismo barato e opinião própria do comprador do que é realmente uma informação relevante antes de você efetuar sua compra e garantir se está prestes a comprar um original ou uma réplica.

Veja se o modelo de tênis em questão está no site oficial da marca

O site original da marca é o que mais vai o ajudar a tirar todas as dúvidas sobre os modelos de tênis.

Pode até parecer uma besteira, mas como hoje em dia há uma infinidade de modelos, cores e estilos de tênis, podemos nos deparar com um modelo que na verdade nem mesmo existe originalmente. Para evitar que você compre uma réplica de um modelo inexistente, cheque sempre o site oficial da marca para ver se aquele modelo é verdadeiro.

Você está ansiosíssimo pelo lançamento de um tênis novo que ainda não está disponível nem no site oficial da marca, mas já achou esse modelo em um site de outlet? Não preciso nem dizer que se trata de uma réplica, não é?

Dicas essenciais caso sua compra seja online

Bom, agora você já tem um repertório bem maior para saber identificar um tênis falsificado de um original, certo? Mas, ainda assim, vamos ver mais algumas dicas infalíveis caso você tenha optado por fazer uma compra na internet e quer evitar comprar uma réplica e pagar por um original:

  • Veja se o anúncio do produto exibe imagens reais e verdadeiras do produto em questão, e não uma imagem genérica do tênis.
  • Se no anúncio você observou os termos “réplica”, “genérico”, “primeira linha” – ou qualquer outro nesse sentido – corra! De fato, você não vai encontrar um produto original nesse anúncio.  
  • Tenha certeza de que os produtos sejam enviados com a sua nota fiscal de compra.

Depois de todas essas dicas é bem provável que você já tenha se tornado um expert na identificação de um tênis falso. Mas e se, mesmo assim, você acabar comprando uma réplica, e não um original? O que fazer nesses casos?

A melhor coisa a fazer é entrar em contato com a loja e solicitar a troca por outro produto ou a devolução do seu dinheiro. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o seu direito a devolução no prazo de sete dias a contar do recebimento do seu produto comprado na internet, independente do motivo, contanto que ele não esteja usado.

Seguindo todas essas dicas é muito provável que você não vá cair em algum golpe e comprar gato por lebre – ou melhor, réplica por original! Agora faça suas compras com calma e atenção e aproveite seus tênis novos!

Compartilhe este artigo

Últimos Conteúdos

Categorias populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários recentes