Se você está começando agora no mundo dos skates, provavelmente já percebeu que existem diferentes tipos de skate e que cada um deles possui funcionalidade e propósito diversos. Quer fazer manobras radicais ou somente dar um rolê pela cidade? É hora de descobrir qual o tipo de skate ideal para a sua necessidade!

SIGA NOSSO PERFIL DO INSTAGRAM
SIGA NOSSO PERFIL DO INSTAGRAM

O skate é um esporte que vem crescendo cada dia mais, tal crescimento pode ser visto pelo fato de que tornou-se recentemente um esporte olímpico, disputado entre as categorias Street e Park.

A modalidade Street, possui uma pista que como o próprio nome diz, conta com elementos que podemos encontrar nas ruas pela cidade, como corrimões, rampas, escadas e etc. Já na modalidade Park, a pista é oca e possui elementos como corrimão e rampa maiores, mas devido ao tamanho ela possibilita que o atleta faça manobras mais altas e radicais.

Há uma classificação de skate que funciona melhor para essas modalidades, é hora de descobrir quais são os tipos e qual a diferença entre cada um deles.

Quais os tipos de Skate que existe?
Quais os tipos de Skate que existe?

Quais são os tipos de skate?

Skateboard

O skateboard é conhecido como o skate tradicional, este é o mais comum entre os skatistas e também o utilizado para as modalidades de Street e Park. Esse estilo foi desenvolvido justamente para ajudar nas manobras radicais, portanto não é tão indicado para locomoção, entretanto muitos skatistas utilizam-o mesmo assim.

Ele possui tamanho médio, que varia entre 73 e 83 cm de comprimento, além de ter a prancha ou o shape mais fino do que outros modelos. Já as rodinhas são mais curtas e duras.

Longboard

O modelo longboard possui o shape mais longo que o skateboard, que pode começar com 70 centímetros e chegar até 200 cm. Esse modelo de skate é o indicado para locomoção, já que suas rodas são maiores e proporcionam mais estabilidade e velocidade.

O longboard além de utilizado para dar um rolê pela cidade, pode ser usado para algumas modalidades, como por exemplo:

Carving

No carving o longboard é utilizado para realizar curvas e manobras em zigue-zague;

Freeride

Já no freeride o skatista é livre para fazer o que tiver vontade, desde apenas deslizar pelas ruas, até mesmo entrar em pistas no estilo park;

Freestyle

A modalidade freestyle permite que a pessoa faça tricks com mais criatividade e diversidade, o que o difere do freeride é que o freestyle não é comum ser feito nas ruas e sim em pisos flat;

Downhill

Para quem gosta de adrenalina e aventura o downhill é o que procura. Deseja descer em alta velocidade uma montanha ou pista íngreme? O longboard na modalidade downhill é o ideal para você. Mas não se esqueça de utilizar os equipamentos de proteção corretos!

Dance

Como o próprio nome diz, dance é a modalidade que envolve a dança. O skate é muito ligado ao hip-hop e ao rap, então porquê não mandar alguns passos de dança enquanto faz manobras? Essa modalidade é um enorme show.

Cruise

O cruiser é um modelo que pode ter dois tipos diferentes, o comum e o mini. Em média, o modelo comum não passa de 75 cm de comprimento, já o mini pode ter cerca de 55 cm. Ele é mais utilizado para se locomover, do que para realizar manobras, visto que a maioria deles é feita de plástico e pode ser mais frágil do que os outros, o que não quer dizer que eles são ruins, tudo depende da qualidade dos materiais utilizados.

O tamanho dele é ótimo para quem anda pela cidade e precisa guardar o skate na mochila ou segurar na mão por um tempo, além disso os skatistas fãs do carving gostam dele por ajudar nas manobras de curvas mais fechadas.

Waveboard

O waveboard é o modelo mais diferente entre os skates, ele possui um formato parecido com um 8, com dois círculos em suas extremidades e um pequeno caminho de ligação entre ambos. Além disso, diferente dos modelos citados acima que possuem 4 rodas, o waveboard possui apenas duas, o que o torna um dos mais difíceis de andar.

Qual melhor Skate para começar
Qual melhor skate para começar? – Foto: Skatista praticando manobra

Dentre os vários tipos de skate: qual melhor para começar?

Para os iniciantes nesse mundo da adrenalina do skate, sempre rola aquela dúvida ‘’Qual o melhor tipo de skate para começar?’’, a resposta é: tudo depende.

Você quer utilizar o skate como meio de transporte pela cidade? Se sim e se este for o seu único meio de locomoção, o mais indicado é o longboard, por proporcionar mais estabilidade durante o percurso. Mas se no meio do caminho você precisa guardar o skate ou segurar na mão, talvez seja melhor o cruise, por ser mais compacto.

Já se você quer sentir a adrenalina das manobras radicais logo no começo, o tradicional skateboard é o indicado para você, tanto nas pistas street quanto nas pistas park. Vale lembrar que você não precisa ficar preso em uma só categoria, pode começar com um e ir testando os outros modelos para decidir qual se adequa mais às suas necessidades.

Essa resposta também vale para o tamanho ideal do skate para iniciantes, tudo depende de qual caminho você deseja seguir.

Não se esqueça de conferir a qualidade dos materiais utilizados na fabricação do seu skate, existem muitas marcas diferentes neste segmento, como por exemplo Black Sheep, Everlong, Element, Chaze e muitas outras, já que para montar o skate ideal é necessário algumas peças específicas. Na Prince of Streets, podemos te ajudar a encontrar ou até mesmo montar o melhor skate para você!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.