Aprender a como lavar tênis é importante para que você consiga manter o calçado resistente e bom para uso por mais tempo. No entanto, mais do que mantê-lo limpo, é preciso aprender a como realizar a limpeza para que você acabe não diminuindo ainda mais a sua vida útil.

Para que não existam mais dúvidas, a seguir você terá acesso a um guia completo para aprender a lavar o seu tênis e pode conferir algumas dicas para conservá-lo. Além disso, você também vai encontrar algumas práticas específicas que são indicadas para cada material de tênis.

Por que é importante manter o calçado limpo?

Obviamente, quando se fala dos motivos para limpar o tênis, o primeiro que vem tem relação com a conservação. De fato, a higienização do calçado ajuda bastante a preservar a vida útil, além de melhorar a estética.

Mas, além disso, a limpeza também é essencial para eliminar algumas bactérias, germes e fungos que ficam acumulados no sapato e podem ser prejudiciais à saúde. Assim, ao manter os calçados limpos, você reduz o risco de espalhar microorganismos indesejados em sua casa, escritório ou em outros locais que você frequenta.

Não se deve esquecer também que existem ambientes que exigem que os tênis ou qualquer outro tipo de calçado esteja limpo, como é o caso de hospitais, indústrias e laboratórios. 

Em resumo, manter o calçado limpo é importante para garantir higiene pessoal, preservar a durabilidade do calçado e transmitir uma boa imagem. O melhor de tudo é que é uma prática simples e que contribui para o nosso bem-estar pessoal.

Afinal, como lavar tênis? 

Em primeiro lugar, é importante saber que o primeiro passo para aprender a como lavar o tênis é entender que cada grupo de calçado é feito de um material específico e podem pedir que algumas ações especiais sejam utilizadas para não causar danos.

No entanto, existem alguns cuidados básicos a todos que devem ser seguidos durante a limpeza, como por exemplo:

  1. Leia as instruções de lavagem do produto

Pode-se dizer que a limpeza começa no planejamento e, mesmo que muitos não deem atenção a isso, é essencial conhecer as especificações do fabricante em relação à limpeza.

De modo geral, as informações estão presentes nas etiquetas, mas também podem estar em um papel separado ou até na caixa. 

Leia com atenção e fique sempre atento às restrições. 

  1. Retire os cadarços 

É claro que nem todos os tênis possuem cadarços, mas, caso esse seja o seu caso, o ideal é retirá-los antes de iniciar o processo de limpeza. Lembre-se que os cadarços podem ser lavados na máquina de lavar, porém, deixe-os amarrados para facilitar a busca dos pares após a limpeza.

  1. Palmilhas

Este elemento também é importante retirar para que a limpeza seja feita da maneira completa. Na maioria dos casos, elas podem ser limpas com o uso de sabão em pó e uma escova com cerdas macias. 

Mas se o cheiro estiver forte e impregnado, é indicado o uso de bicarbonato de sódio e água, deixando de molho por 4 horas. Por fim, basta enxaguar em água corrente e provavelmente o cheiro terá saído. 

É claro que é sempre bom seguir as indicações do fabricante. 

  1. Não é bom deixar o tênis de molho

Deixar o tênis de molho por muito tempo não é uma boa opção, pois é bastante prejudicial para o material e ainda é capaz de fazer com que a cola fique mais fraca. Caso você veja a necessidade de deixá-lo de molho, o recomendado é que seja somente por alguns minutos. 

  1. Escolha a escova certa para a limpeza

Escovas utilizadas para limpar tênis devem ser com cerdas mais macias, porque existem várias partes do calçados que são frágeis e fáceis de serem danificadas, como as partes internas e superiores. 

Para a sola a história é outra. Nesse caso, as escovas com cerdas duras podem ser utilizadas e ajudam bastante a eliminar a sujeira. Nas laterais, uma escova de dente ou cotonete podem ser a melhor opção. 

  1. Não deixe o tênis no sol

Evite deixar o tênis exposto diretamente ao sol durante o processo de secagem, pois a exposição prolongada aos raios solares pode causar danos ao material do calçado. Os raios ultravioleta podem desbotar as cores e ressecar os materiais, tornando-os mais propensos a rachaduras e deformações. 

Para secar o tênis corretamente, opte por um local arejado e com sombra, onde o ar possa circular livremente. Evite o uso de secadores de cabelo ou qualquer outra fonte direta de calor, pois eles podem causar danos semelhantes aos do sol. Ao permitir que o tênis seque naturalmente, você preserva sua integridade e prolonga sua vida útil.

Cuidados especiais para cada tipo de tênis

Para ajudar um pouco mais, a seguir serão apresentados alguns cuidados específicos para cada tipo de material. O ideal é ficar atento aos cuidados passados e sempre seguir as recomendações do fabricante. 

Tênis de couro

Para limpá-los, você pode usar um pano macio e úmido para remover sujeiras leves, além de sabão neutro. Em seguida, aplique um produto específico para limpeza de couro, seguindo as instruções do fabricante. Evite o uso de produtos abrasivos, como escovas de cerdas duras, que podem arranhar ou danificar o couro.

Além da limpeza regular, é importante manter o couro hidratado para evitar rachaduras e ressecamento. Utilize um condicionador de couro de qualidade, aplicando-o com movimentos suaves e circulares.

Tênis de camurça

Os tênis de camurça requerem cuidados delicados devido à natureza do material. Para limpá-los, utilize uma escova de cerdas macias ou uma borracha específica para camurça. Escove suavemente a superfície do tênis, removendo manchas e sujeiras. 

Caso as manchas persistam, você pode umedecer um pano limpo com água e sabão neutro, esfregando-o levemente sobre as áreas afetadas. Alguns relatos dizem que a borracha escolar ajuda na remoção da sujeira, mas é preciso cuidado ao realizar este teste.  Após a limpeza, deixe o tênis secar naturalmente, longe de fontes de calor.

Tênis brancos

Os tênis brancos são conhecidos por serem mais suscetíveis a manchas e sujeiras visíveis. Para mantê-los com uma aparência impecável, é importante limpar regularmente. Uma opção é utilizar uma pasta feita de bicarbonato de sódio e água, aplicando-a suavemente nas áreas manchadas com o auxílio de uma escova de cerdas macias. Deixe a pasta agir por alguns minutos e depois enxágue com água limpa.

Outra opção é utilizar um pano umedecido com água e sabão neutro, esfregando-o suavemente sobre a superfície dos tênis. 

Tênis Vans

Os tênis Vans possuem características próprias que exigem cuidados específicos. Para limpá-los, você pode seguir as instruções gerais mencionadas anteriormente, dependendo do material do calçado. No entanto, é importante evitar mergulhar completamente os tênis em água, pois isso pode comprometer a cola utilizada na sua fabricação.

Ao lavar os tênis Vans, utilize uma escova de cerdas macias ou um pano úmido para limpar as partes externas. Evite esfregar com muita força, principalmente nas áreas de tecido estampado, para não danificar o design. Para as solas, uma escova com cerdas duras pode ser utilizada para remover a sujeira mais resistente. Após a limpeza, deixe os tênis secarem naturalmente em um local arejado.

Tênis Nike

Os tênis Nike são conhecidos por sua tecnologia avançada e materiais de alta qualidade. Para mantê-los limpos, é recomendado seguir as instruções de limpeza fornecidas pelo fabricante, que podem variar de acordo com o modelo e os materiais utilizados.

Em geral, para a limpeza de tênis Nike, você pode utilizar uma escova de cerdas macias ou um pano úmido para remover sujeiras leves. Evite o uso de produtos químicos agressivos que possam danificar o material ou comprometer a tecnologia do calçado. Caso haja manchas persistentes, consulte as orientações específicas fornecidas pela Nike ou entre em contato com o suporte ao cliente da marca.

Tênis New Balance

Você pode utilizar uma escova de cerdas macias ou um pano úmido para remover sujeiras superficiais. Evite o uso de produtos químicos agressivos, pois podem danificar o material e afetar o desempenho do calçado.

Caso haja manchas persistentes, você pode umedecer um pano limpo com água e sabão neutro, esfregando-o suavemente sobre as áreas afetadas. Lembre-se de enxaguar bem o pano para remover qualquer resíduo de sabão. Após a limpeza, deixe os tênis secarem naturalmente em um local arejado e, como já explicado, longe de fontes de calor.

É preciso ficar atento, principalmente, aos tênis de marcas específicas, pois eles podem apresentar materiais distintos em um mesmo calçado. Por isso, é de extrema importância seguir as orientações do fabricante. 

Dicas para conservar tênis

Para ajudar ainda mais na conservação e, consequentemente, auxiliar na limpeza dos tênis, é recomendado que os usuários sigam algumas dicas de conservação. Elas serão úteis tanto para manter a estética do calçado quanto para elevar a sua vida útil. 

Confira a seguir as dicas: 

  • Rotacionar o uso entre diferentes pares de tênis ajuda a prolongar a vida útil de cada um;
  • Ao guardar seus tênis, certifique-se de que estejam limpos e completamente secos. O ideal é que ele fique longe da luz solar direta e de fontes de calor, que podem danificar os materiais;
  • Utilize produtos impermeabilizantes adequados para proteger seus tênis da umidade e da absorção de líquidos. Isso ajudará a evitar danos causados pela água e a prevenir o aparecimento de odores indesejados;
  • Os cadarços podem desgastar-se com o tempo. Verifique regularmente se estão bem presos e evite puxá-los com força excessiva, além, é claro, de manter a limpeza e manutenção;
  • Realize limpezas periódicas em seus tênis, removendo sujeiras e manchas imediatamente após o uso. Isso evitará que a sujeira se acumule e se torne mais difícil de remover posteriormente;
  • Tenha o hábito de retirar as palmilhas dos tênis para arejar e evitar a proliferação de bactérias e odores desagradáveis. Se necessário, lave-as separadamente de acordo com as instruções do fabricante;

É claro que as dicas passadas devem ser adaptadas a sua realidade e também ao material e característica do tênis. 

Limpar o tênis vai muito além da estética 

Limpar o tênis é uma necessidade que vai além de simplesmente manter a aparência, pois, ter este cuidado faz com que você também preserve o conforto e a durabilidade. Por isso, é fundamental que você siga as dicas passadas neste guia para que então você consiga aproveitar tudo o que o calçado tem a oferecer, por mais tempo.

Vale dizer também que é importante que você realize a compra do tênis em lojas confiáveis para ter a certeza de estar adquirindo um produto original e que tenha as recomendações certas para a limpeza e manutenção. 

Aproveite então para conhecer os modelos disponíveis aqui na loja Price Of Streets e esteja pronto para enfrentar as aventuras do dia a dia. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.