Guia completo de como montar um Skate: passo a passo

-

Os iniciantes no skate, geralmente, costumam comprar o equipamento completo para que eles possam sair da loja e já começar os treinos. Porém, com o passar do tempo e com o ganho de experiência, é comum que o skatista comece a perceber que algumas peças específicas podem melhorar ainda mais a sua performance. Isso faz com que ele passe  a pensar em estudar melhor sobre como montar um skate.

SIGA NOSSO PERFIL DO INSTAGRAM
SIGA NOSSO PERFIL DO INSTAGRAM

Se você já está nessa fase um pouco mais avançada ou mesmo que seja iniciante, mas já percebeu que pode obter muitos benefícios montando o seu próprio equipamento, então este artigo é perfeito para você. A seguir iremos mostrar detalhes sobre as peças e também o passo a passo para que você consiga montar o skate ideal para o seu estilo.

Quais são as peças necessárias para montar um skate?

O primeiro passo, obviamente, para aqueles que querem aprender a como montar um skate completo é conhecer as peças. Além disso, também vale um estudo um pouco mais aprofundado sobre a função de cada uma, para que a escolha seja feita com base nos objetivos do skatista.

Para ajudar, a seguir está a lista com as principais peças, assim como uma breve explicação sobre as suas funções. Aproveite e veja também algumas dicas para te ajudar na hora da escolha. 

  • Shape (Deck)
Diversos shapes de Skate

O shape ou deck é considerada a peça mais importante do skate. Ela é feita de madeira e suas extremidades são chamadas de nose (frente) e tail (traseira). Por ser a peça que entra em contato direto com os pés do skatista, é comum que ela tenha um alta frequência de troca.

Desse modo, é importante escolher materiais fortes e resistentes. Outro ponto que também pode entrar no critério de escolha é a distância entre eixos, pois isso definirá o modelo de curva que ele será capaz de fazer. Quanto menor a distância, curvas mais curtas. Agora, distâncias maiores, curvas longas. 

  • Lixa autoadesiva
Lixa de skate sendo instalada num skate durante a montagem

A lixa autoadesiva é o elemento que é colado na parte de cima do shape, atuando como um adesivo. A sua principal função, além da proteção, é fazer com que aumente o atrito entre o calçado e o shape. Isso faz com que o skatista consiga realizar manobras sem que ele deslize sobre a prancha. 

  • Trucks (par de eixos)
Truck de skate sendo instalado durante a montagem de um skate

Os trucks estão localizados abaixo do shape. Eles garantem que o skate consiga realizar curvas e também são a estrutura que seguram as rodinhas, rolamentos e os amortecedores. A sua fixação acontece por meio de parafusos e porcas, fazendo com que o equipamento consiga prender todas as peças que estão encaixadas nos trucks. 

É bom dizer que trucks com eixos largos são ideais para half pipes. Eixos mais estreitos são melhores aproveitados em estradas, pois isso faz com que fique mais fácil a execução de manobras que giram ou flips. 

  • Amortecedores

Os bushings ou amortecedores, como falado, são encaixados nos trucks, especificamente, nas partes pontiagudas da estrutura. Pode-se dizer que eles são divididos em dois pares, onde os dois primeiros são colocados entre a mesa e o truck e o outro par entre o parafuso e a porca do truck.

Vale dizer que as arruelas presentes também na base dos amortecedores são colocadas para que eles não sofram deformações ou então mudem de posição. 

  • Rodas 
Rodas de skate sendo instaladas no truck durante a montagem

Poucos sabem, mas as rodinhas já tiveram vários formatos desde o início da sua fabricação nos anos 60. Hoje em dia, elas são feitas com o uso de uretano, o que aumenta mais o seu desempenho. 

A função das rodas é fazer com que o todo o skate possa deslizar na superfície. Por isso, a escolha também deve ser feita com muito cuidado, definindo o diâmetro, a área de contato e também a dureza, pois esses fatores irão influenciar no desempenho do movimento. 

  • Rolamentos 
Rolamentos sendo adiciondos no truck antes da roda, durante a montagem do skate

Os rolamentos estão presentes dentro das rodas e na parte superior dos eixos. A sua função está em facilitar o giro das rodinhas, fazendo com que o atrito entre ela e a estrutura seja diminuído. 

Eles podem ser fabricados em titânio, cerâmica, aço e outros. A sua durabilidade dependerá, diretamente, do material escolhido e também do modo de uso do skate. 

  • Parafusos 
Parafusos que serão utilizados na montagem do skate

Os parafusos, como era de se esperar, são utilizados para que as partes móveis do skate sejam fixadas. Eles são divididos em: 

  • 8 parafusos que prendem os dois eixos; 
  • 2 parafusos que vão na parte central, no mesmo lugar em que são colocados os amortecedores;
  • 4 parafusos que são utilizados na rodas, impedindo que elas saiam do eixo.

Essas são as informações básicas que o skatista deve saber na hora de montar o skate. 

Passo a passo para aprender a como montar um skate

Agora, vamos dividir em cada passo algumas características das peças citadas, trazendo pontos importantes que ajudam na hora da montagem.

Passo 1: a escolha do shape 

A definição do shape ou deck é o primeiro passo para que o skate seja montado. Uma forma de definir é observar o material. Lembre-se que essa peça ficará em contato direto com o pé do skatista, sendo protegida apenas por uma lixa. 

Além disso, as medidas também podem influenciar no desempenho e função do deck. Elas variam de 7,5 até 9 polegadas, sendo que até 8 polegadas é indicado para quem busca a realização de manobras mais técnicas. 

Agora, para aqueles que vão usar o skate em rampas e  bowls, o recomendado é que seja de 8 até 8,25 polegadas. Por fim, os amantes do half pipes (vertical) e bowls devem escolher os shapes acima de 8,25 polegadas.   

Passo 2: prepare para colocar a lixa

Existem lixas que são feitas com o uso de borracha e são indicadas para quem for realizar manobras perto de água ou então que deseja uma proteção maior contra a umidade. Porém, também existem outras com a presença de microporos que não deixam formar bolhas de ar. 

Em geral, ela já vem com a cola e a aplicação deve ser feita com muito cuidado. Com tudo preparado, a lixa deve ser colada do centro para as extremidades (tail e nose). Ao terminar, o excesso deve ser cortado com o uso de estilete. 

Passo 3: chegou o momento de montar o truck

Talvez essa seja a parte mais difícil, pois é preciso escolher o truck ideal e ainda montá-lo para que as demais peças possam ser encaixadas nele. Em relação à escolha, como falado na apresentação das peças, a distância entre eixos deve ser um critério. 

Defina então qual o objetivo com o skate e então pegue o truck que esteja dentro do que você espera de desempenho. 

O processo de montagem é um pouco trabalhoso, mas é preciso ter uma chave Allen para que sejam feitos furos no shape e na lixa para colocar os parafusos. Nesse momento, todo cuidado é pouco, pois a lixa pode estragar e todo o processo deve ser refeito. 

Agora, os parafusos devem ser posicionados nas posições corretas. Uma dica é deixar o “T” ( letra formada pelo formato do truck) virado para as extremidades e o parafuso central direcionado para o centro do shape. 

Passo 4: rolamentos e rodinhas do skate

Com tudo montado, agora basta colocar as rodinhas junto com os rolamentos. Em resumo e repetindo o que já foi informado anteriormente, a escolha das rodas podem ser pautadas no diâmetro, dureza e área de contato. 

Se você ainda tem dúvida em relação a essa escolha, temos um post que fala tudo sobre rodas de skate. Vale a pena conferir. 

Na montagem, deve-se colocar dois rolamentos para cada roda, assim como os espaçadores. Com isso em mãos, o primeiro rolamento deve ser colocado no truck e, logo em seguida, a rodinha. É recomendado que se faça uma pressão na rodinha para que ela fique bem firme ao rolamento. 

Esse processo deve ser repetido quatro vezes, não esquecendo que as duas arruelas presentes no truck possuem os lugares certos. Uma fica entre a roda e o truck, e a outra na parte de fora ou extremidade da rodinha. 

Para finalizar, coloca-se a porca e o parafuso para que tudo fique firme e alinhado. Mas cuidado, as rodinhas devem ficar livres para girar. 
Seguindo todos os passos corretamente, o seu skate estará pronto para ser utilizado.Quer aproveitar e comprar peças de qualidade para montar o seu skate? Então vá até a loja Prince Of Streets e garanta boas manobras.

Compartilhe este artigo

Últimos Conteúdos

Categorias populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários recentes