As 10 principais manobras de skate

-

As manobras de skate foram criadas ao mesmo tempo em que a história do esporte estava sendo formada. Este fato faz com que o skateboarding consiga manter a sua trajetória viva e em constante evolução.

Todo o período de formação do esporte foi indispensável para que ele assumisse uma posição mais técnica e competitiva, sendo esses pontos fundamentais para que as manobras passassem a ser cada vez mais impressionantes.

SIGA NOSSO PERFIL DO INSTAGRAM
SIGA NOSSO PERFIL DO INSTAGRAM

Desse modo, conhecer os movimentos e modos de execução é um incentivo à prática do esporte e também uma viagem em toda essa jornada de formação deste estilo de vida. Pensando nisso, a seguir serão apresentadas as 10 principais manobras de skate, assim como detalhes técnicos para que todos possam compreender a grandiosidade que está por trás de cada movimento.

Skatista Gabryel realizando suas manobras de skate
Gabyel mandando sua manobra de skate

Top 10 manobras de skate

Todas as manobras de skate têm a sua importância e por mais que algumas sejam simples, elas foram indispensáveis para que a evolução acontecesse. Para se ter uma ideia, todas as manobras podem ser vistas como uma variação de Olies e shove-it, que modificam a partir da dificuldade dos movimentos executados.

Antes de conhecer as 10 principais, é importante compreender que entre os tipos de manobras existem os grinds e os grabs. Basicamente, os Grabs acontecem quando o skatista segura o shape após a execução de um Olie e os grinds são manobras feitas em muros, parapeitos e corrimãos.

Com essas informações básicas ficará mais fácil diferenciar e então executar os 10 principais tipos que serão apresentados a seguir:

1. Ollie

Esta manobra foi consolidada por Alan Ollie Gelfand, sendo considerada uma das tricks mais básicas do skate. Porém, apesar de ter uma facilidade de execução quando se faz uma comparação com as demais, ela é a base para a evolução do skatista.

De modo geral, o Ollie é o salto básico do skate. O skatista bate no tail (parte de trás do skate) até que ele toque no chão e então o Nose (parte da frente do skate) será elevado. No ar, o skatista arrasta o pé para o Nose até que o shape volte para a horizontal e toque o solo.

2. Nollie

Esta manobra é uma trick de base trocada, ou seja, a execução acontece de maneira inversa ao Ollie. O skatista bate, em primeiro lugar, no Nose para que o Tail seja levantado e quando o skate estiver no ar, o pé deve ser deslizado para o Tail até que o shape fique na horizontal e volte a tocar o solo.

3. Flip

O responsável pela criação foi o skatista Rodney Mullen. Os Flips ou Kickflips entram na categoria de manobras de skate que são executadas com o giro do board e tem como base o Ollie, adicionando um “kick” ou chute.

O skatista dá um salto pisando no tail, assim como é feito no ollie, porém, ao arrastar o pé em direção ao nose, um chute na diagonal é feito, fazendo com que o skate dê um giro ao redor do seu eixo. A finalização acontece com a volta dos pés sobre o shape.

4. Ollie Heel ou heelflip

Esta manobra de skate é uma variação do Flip, apresentado anteriormente. Assim, o pé de trás do skatista fará o mesmo movimento para a execução do Ollie. O que muda é que o calcanhar do pé da frente é que tocará o nose para que o giro aconteça.

Skatista executando suas manobras de skate em pista
Victor mandando sua manobra de skate

5. Pop shove-it 

Considerada a primeira manobra de rotação 180°, podendo também ser em 360° e 720°, assim como em frontside e backside. A execução acontece com o pé de trás na ponta do tail e o da frente na base do flip.

O skate é girado com o pé que está no tail e o skatista deve dar um salto no momento do giro, abrindo um pouco as pernas e seguindo a direção do skate.

6. Hardflip 

Para mandar um Hardflip, o skatista deve posicionar o pé de trás no tail e então fazer um chute em direção ao chão. Quando o skate estiver elevado, deve-se então empurrar o flip para frente para que o giro aconteça.

7.    Varial-flip

A execução do Varial-flip requer uma habilidade na execução de duas manobras: flip e shove-it. Após bater o pop, o pé de trás é lançado para trás e o da frente realiza um flip com um movimento que apresenta uma tendência para a frente. A junção desses movimentos faz com que o skate faça uma rotação completa.

8.    Manual 

Esta manobra de skate é muito importante para os skatistas iniciantes, pois faz com que o equilíbrio seja trabalhado e serve como base para outras tricks. Ela apresenta duas variações básicas: Front e Back.

No Front, as rodas da frente ficam suspensas e no Back as rodas de trás são elevadas. Para executar basta colocar o skate em movimento e então pressionar o Tail ou o Nose ao mesmo tempo que o outro pé faz o trabalho de manter o equilíbrio.

9. Frontside Ollie

O Frontside Ollie é mais uma variação do Ollie, tendo como toque especial o giro de 180° que o skatista dá junto ao skate. O movimento dos pés segue o padrão do Ollie e a principal dificuldade é acompanhar o giro, mantendo o equilíbrio ao retornar para o chão. Vale ressaltar que os pés ficam grudados no board durante a execução da manobra.

Leo mandando uma manobra de skate
Léo mandando uma manobra de skate

10. Impossible

Entre as manobras de skate, a Impossible é considerada uma das mais difíceis e por isso leva este nome. O diferencial está no fato do skate realizar um giro na vertical por meio de um impulso forte realizado no tail para frente. Neste momento, o pé da frente deve ser retirado do skate, enquanto o de trás impulsiona o giro.

Percebe-se que todas as 10 manobras de skate apresentadas apresentam dificuldades variadas. Isso mostra que o esporte é baseado em evolução e isso é um ponto que incentiva a prática. Cada movimento executado com sucesso faz com que o skatista tenha motivação para continuar melhorando suas habilidades.

Compartilhe este artigo

Últimos Conteúdos

Categorias populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários recentes