Os 05 tipos de shape de skate: qual o melhor para a sua modalidade?

-

Para que o skatista consiga ter um bom desempenho executando as manobras, é necessário ter um equipamento completo e eficiente. Por mais que os rolamentos, trucks, rodas e lixas sejam essenciais, o que vai fazer uma grande diferença é o shape escolhido.

SIGA NOSSO PERFIL DO INSTAGRAM
SIGA NOSSO PERFIL DO INSTAGRAM

Hoje em dia, existem diversos tipos de shape de skate, onde cada um deles oferece características únicas. Por isso, é imprescindível que o skatista tenha o conhecimento sobre os modelos existentes, para que então consiga fazer a escolha que esteja de acordo com o seu perfil.

O que é o shape?

O shape também é conhecido por deck, board e até tábua e apesar de ser muito conhecido entre os skatistas, apresentar a definição desta peça importante é uma forma de introduzir os iniciantes ao mundo do esporte.

Basicamente, ele é uma superfície de madeira que serve para que os skatistas apoiem seus pés e tenham equilíbrio durante os movimentos. Ele está localizado sobre os trucks ou eixos e recebe uma camada de lixa adesiva para que haja atrito entre os pés dos skatistas e a sua superfície. 

De modo geral, os shapes apresentam 7 camadas de madeira laminada, que são prensadas por meio de uma máquina que faz com que ele tenha o formato adequado para se juntar aos demais elementos.  

Independentemente do tipo de shape de skate escolhido, todos apresentam duas partes, sendo elas: nose e tail ou então nariz e cauda.

A evolução do shape para skate

skate shape tipos shape skate prince

Para compreender de fato as funcionalidades dos tipos de shape de skate existentes, é bom compreender a evolução da peça. Sabe-se que foi na década de 50 que o esporte começou a ganhar vida. Nessa época, o equipamento era feito a partir do uso de pranchas de madeiras apoiadas em rodas de patins.

Este modelo atendeu bem a época, mas com o passar do tempo, o skate foi ganhando mais destaque e o surgimento de novas modificações eram inevitáveis. Em meados da década de 70, o shape passou a ter duas polegadas a mais de largura, facilitando um pouco mais a execução de algumas manobras da época.

As transformações continuaram a acontecer e em 1980 eles ficaram ainda mais largos, porém com o nose mais curto. Além disso, também foram adicionados os “Board Rails”, que é uma proteção a mais para o equipamento.

A última grande mudança aconteceu nos anos 90. A largura diminuiu em duas polegadas e o nose passou a ter uma curvatura, assim como o rail. O avanço dos estudos e o crescimento do esporte fizeram com que hoje seja possível encontrar diferentes modelos, adaptando aos diferentes estilos de skatistas e modalidades.  

Quais são os principais tipos de shape para skate?

Como falado, os skatistas da atualidade podem contar com uma grande variedade de shapes. Mesmo que essa diversidade seja fundamental, ela ainda causa muitas dúvidas na hora da escolha.

Para ajudar neste processo e também para que o skatista tenha uma base maior de conhecimento sobre o esporte, a seguir serão apresentados os principais tipos de shape de skate, assim como as modalidades indicadas para cada um.

tipos shape skate prince ofstreets

Shape de street e transição

O street representa a modalidade em que o skate é praticado em áreas urbanas, tendo como obstáculos os corrimãos, caixotes e bancos. Esta é uma das modalidades mais praticadas e por isso encontrar o equipamento ideal é mais fácil.

O shape para esta prática são mais leves e possuem dimensões menores, onde a largura ideal está entre 7.75” e 8.25”.

Shape speed

Nesse caso, o skate precisa assumir características que consigam trazer segurança para o skatista enfrentar altas velocidades. Assim, o elemento deve ser aerodinâmico e prezar sempre pela estabilidade para que o skatista consiga manter o equilíbrio em descidas íngremes e curvas.

As medidas para esta modalidade estão entre 9” e 10” em largura, tendo 36” a 42” de comprimento.

Shape para modalidade vertical

O vertical é praticado em rampas, piscinas, bowls e pistas halfs. Nesse caso, o diferencial do skatista está na execução de manobras aéreas. Diante disso, o shape tem a necessidade de ter uma alta resistência para suportar os impactos. Isso faz com que o skate fique ainda mais pesado e mais largo, variando de 8.25” a 9”.

Longboard

Este modelo de shape é o mais parecido com aqueles utilizados na década de 50, pois o formato é bastante semelhante ao das pranchas de surf. Ele é indicado para descidas íngremes e para movimentos em alta velocidade.

Por isso, é preciso que o equipamento forneça estabilidade e resistência, sendo que as medidas ideais variam de 9” a 10” de largura.

Skate cruiser

Este modelo de skate é utilizado por skatistas que estão em busca de passeios leves e sem muita execução de manobras. Porém, não se deve deixar de falar que ele é capaz de atingir altas velocidades e tem rodas mais largas e macias.

A indicação de comprimento dos shapes cruiser varia de 5.5” a 7.5” e o skatista pode ainda contar com as múltiplas estampas existentes.

Com as informações apresentadas fica mais fácil entender e também escolher o shape ideal para a modalidade a ser praticada. É claro que existem variações dentro de cada modelo, mas o mais importante é entender a variedade existente e que é possível encontrar o skate preparado para atender as necessidades de todos.

Compartilhe este artigo

Últimos Conteúdos

Categorias populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários recentes