A Nike é uma das marcas de roupas, calçados e acessórios esportivos mais famosas do mundo. O seu surgimento e evolução foi uma revolução para o setor, impulsionando tanto a prática de esporte quanto a economia. Hoje em dia, é muito comum encontrar o símbolo da marca estampado em diversos lugares e isso representa bem o sucesso adquirido ao longo da história da Nike.
Por esse motivo, resolvemos trazer neste artigo um pouco mais sobre a trajetória de sucesso da empresa, mostrando como cada passo foi importante para que ela se tornasse uma das melhores marcas esportivas do mundo. Além disso, também serão apresentados os principais modelos de tênis disponíveis no mercado e suas características que fazem com que eles estejam entre os mais procurados.
Neste conteúdo você verá:
Como a história da Nike teve início?
Pode-se dizer que a história da Nike começou em 1964, quando os idealizadores Phil Knight e Bill Bowerman começaram a agir em direção ao desenvolvimento de calçados voltados para esportistas.
Phil Knight, na época, tinha acabado de terminar os estudos na Universidade de Oregon, tendo feito parte da equipe de atletismo. Bill Bowerman, por sua vez, era o treinador da categoria e tinha um grande interesse em buscar alguma forma de fazer com que o desempenho dos atletas fosse ainda maior.
Foi então que ele decidiu otimizar os calçados de corrida, tendo a ajuda de um sapateiro que atuava na região e o primeiro tênis desenvolvido foi testado por Phil Knight. A ideia deu tão certo que Phil conseguiu ganhar ouro nos 400 metros das Olimpíadas de 1960, fazendo com que ele também passasse a ver este mercado com outros olhos.
Phil terminou a universidade e resolveu fazer um MBA em Stanford, mas não deixou a produção e os estudos sobre o desenvolvimento de tênis para melhorar o desempenho dos atletas. Após algum tempo estudando o mercado, ele decidiu viajar ao Japão e conseguiu firmar um acordo com a empresa Tiger, dando a possibilidade para que ele pudesse importar sapatos do país.
Bowerman percebeu que a ideia era interessante e tinha um alto potencial de crescimento, então decidiu se juntar com Phil para criar a Blue Ribbon Sports. Este foi o início da história da Nike.
O sucesso da Blue Ribbon Sports
Logo no início, a Blue Ribbon Sports já conseguiu ter sucesso nas vendas dos tênis importados, pois o público gostou bastante dos produtos oferecidos e cada vez mais novos clientes foram surgindo. Não demorou muito para que os empresários começassem a pensar em inovações, propondo então o desenvolvimento de um novo modelo de calçado.
O objetivo inicial foi fornecer um tênis que proporcionasse um suporte maior aos usuários, por meio do uso de uma palmilha almofadada, além de incluir borrachas de esponjas na parte superior e inferior do calçado. A sola, também um diferencial do novo modelo, era composta por uma borracha mais firme, minimizando os impactos.
O lançamento aconteceu em 1967, dois anos após o início do estudo e produção, mas o sucesso aconteceu logo que ele chegou à loja.Porém, o aumento das vendas e o reconhecimento da empresa fez com que a Tiger, empresa japonesa, colocasse um fim na parceria firmada no início da história, acusando os empresários de vender a mesma versão que os japoneses estavam disponibilizando.
Todo esse desentendimento fez com que a parceria chegasse ao fim em 1971, após um processo movido pela marca japonesa. Entretanto, tanto uma quanto a outra empresa estavam liberadas para comercializar as versões dos calçados. Foi nessa transição e rompimento que a Blue Ribbon Sports veio a ter o nome de Nike, conhecida até os dias atuais.
O mais interessante dessa história é que o design da marca ou o símbolo conhecido mundialmente foi feito por Carolyn Davis, uma estudante de design que cobrou apenas US$35 pelo desenvolvimento. Mas vale ressaltar que futuramente os donos da Nike a concederam ações da empresa com um valor estimado em US $1 milhão
A evolução da Nike
A Nike, nome dado após o rompimento do contrato com a Tiger, passou a entrar em uma constante de crescimento. Um dos destaques desse período foi a inclusão de tênis que apresentavam o conceito de design Waffle. O engraçado é que a inspiração surgiu enquanto Bowerman tomava seu café da manhã e observava as marcas dos sulcos do Waffles.
Foi então que ele decidiu derramar uretano derretido seguindo o formato de Waffle no solado. Apesar de ter a primeira tentativa frustrada, ele não desistiu e isso fez com que o primeiro grande sucesso da história da Nike fosse lançado. Este também foi o ponto inicial da nova fase em que a empresa se encontrava, mantendo o crescimento constante.
Outro ponto que também fez parte do sucesso e disseminação da marca, além das revoluções dos calçados, foi o apoio de grandes atletas, como Lebron James, Tiger Woods, Kobe Bryant e Michael Jordan. Por sorte, Jordan passou a ser o maior jogador de todos os tempos e a Nike embarcou nesse sucesso junto ao atleta.
Após os anos 2000, a Nike firmou grandes parcerias e patrocínios que fizeram com que ela se tornasse destaque global. Hoje, é possível dizer que ela oferece muito mais do que produtos esportivos, mas um estilo de vida que é seguido por muitos.
A ligação da Nike com o skate
Até então, a história da Nike foi marcada pelo desenvolvimento de tênis voltados para o atletismo e outros esportes. Porém, em 2002, a empresa decidiu atender a um público que também admirava o conceito, mas que não encontrava tênis que fossem direcionados para o nicho: o skate.
Após o estilo streetwear ter um elevado crescimento mundial, a Nike viu uma grande oportunidade de desenvolver produtos que tivessem características para os apaixonados pelo skate. Foi então que ela se posicionou no mercado com a criação da Nike SB (Nike Skateboards), porém, ela viu a concorrência como uma barreira para se destacar.
Foi então que surgiu a ideia, mais uma vez, de criar tênis inovadores e que realmente fossem capazes de otimizar o desempenho dos skatistas. Aos poucos, os tênis Nike SB foram ganhando destaque em razão das tecnologias e dos materiais utilizados, e também fazendo parcerias importantes com profissionais do esporte.
Paul Rodriguez, Eric Koston, Stefan Janoski e Chet Childress são alguns dos nomes que fazem parte dessa história. Eles foram peças fundamentais para a definição das características dos produtos e também para a divulgação dos calçados.
O resultado foi que esse segmento se tornou um dos mais lucrativos da marca, tornando-se referência mundial. Hoje, além dos tênis, a Nike SB também disponibiliza acessórios como calças, meias, moletons, mochilas, bonés e outros.
Os principais modelos de tênis da Nike SB
Para complementar ainda mais a história contada e demonstrar o quanto a marca preocupa com os seus clientes, a seguir serão mostrados os principais modelos de tênis da Nike SB. É uma ótima oportunidade de entender melhor como toda a trajetória contada foi importante para que novos modelos, inovações e segmentos surgissem, trazendo estilo, conforto, segurança e estabilidade para os skatistas.
Veja os modelos a seguir:
Nike Sb Stefan Janoski
Este modelo tem mais de 10 anos e foi criado em parceria com Stefan Janoski, skatista profissional de destaque no esporte. Ele foi um dos primeiros a serem lançados dentro da história da Nike SB, mantendo o estilo básico e fabricado com materiais de alta qualidade, que podem ser vistos no solado e no tecido. Ideal tanto para quem quer utilizá-lo enquanto anda de skate quanto para as demais ações do cotidiano.
Nike Sb What The Dunk
Este modelo de Nike SB começou a ser vendido em 2007 e conseguiu misturar o que tem de melhor dos tênis da edição Nike SB Dunk Low. Basicamente, ele mistura 32 versões em uma, tendo como resultado um tênis resistente, confortável e preparado para suportar os impactos causados pelo esporte.
Nike Sb Dunk Low Travis Scott
Este é mais um dos modelos que tiveram a assinatura de uma celebridade que pertence ao universo do skate, o rapper Travis Scott. Ele também é bem recente, tendo o seu lançamento em fevereiro de 2020 e o resultado foi além do esperado. Esse sucesso aconteceu porque o tênis apareceu no clipe do rapper americano, dando uma visibilidade incrível para o segmento e também para o calçado.
Tênis Nike Sb Air Max Janoski 2
O SB Air MAX Janoski 2 é um modelo especial e é recomendado para quem busca estilo. O Air Max em seu nome representa o amortecimento que ele possui, uma tecnologia que aumenta muito o conforto do usuário enquanto realiza as atividades do dia a dia. Além disso, ele também tem cabedal de tecido, o que faz com que seja possível realizar um ajuste respirável aos pés.
A parte interna também não deixa a desejar, pois é composta de um material que é ajustável e que realiza a mesma função encontrada na segunda pele, ou seja, o skatista não terá problemas durante a realização das manobras.
Tênis Nike Sb Janoski Canvas
Seguindo o mesmo padrão dos demais existentes no segmento SB, este modelo apresenta um cabedal produzido em lona, proporcionando um maior conforto e durabilidade. Junto a isso, ele também é composto por uma palmilha que tem a tecnologia Zoom Air que otimiza o amortecimento.
Um dos diferenciais, além dos citados, é que ele tem solado de borracha próprio para causar aderência e tração. Ele também conta com o formato auxéticos entre a entressola e o solado, sendo capaz de expandir e contrair em todas as direções.
Tênis Nike Sb Dunk High Doraemon
Esta versão especial faz homenagem ao personagem “Doraemon” (anime japonês) e o seu lançamento ocorreu em 2020. O destaque, além dos materiais de alta qualidade e a sua durabilidade, são as cores. A sua base é composta de couro branco e o cabedal azul e vermelho. Para completar a referência com o personagem, ainda é possível notar alguns detalhes em amarelo, deixando o tênis bem próximo da aparência do “Doraemon”.
Tênis Nike Sb Dunk Low Civilist
Ele apresenta o mesmo formato do Dunk Low, porém, com alguns itens que fazem com que ele tenha a sua própria personalidade. Ele é uma colaboração da skateshop Civilist e também recebe o nome de “Thermography”. O nome foi dado devido às multicores encontradas vistas ao expor o tênis ao calor.
Quando ele está em baixas temperaturas, a cor preta volta e o usuário pode contar com dois calçados em um. É uma forma de economizar e ainda ter um tênis de ótima qualidade.
Onde comprar Nike SB Original no Brasil?
Agora que toda a história da Nike foi apresentada, assim como a sua ligação com o mundo do skate. Nada mais justo do que adquirir um dos modelos do segmento SB. A Prince of Street tem vários tênis originais disponíveis e para escolher o seu basta clicar aqui e adicionar ao carrinho.
E ai, já adquiriu seu modelo Nike para skatista? Comenta aqui em baixo!